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Quem nunca precisou contar até “10″ depois de sofrer uma advertência do seu chefe imediato ? Eu sei, não é fácil, mas se constantemente nos vemos criticando ou elogiando a postura dos nossos chefes, eu realmente acredito que dificilmente muitos de nós refletimos sobre nossas atitudes perantes nossos “chefiados”.

E ai fica uma dúvida: Será que somos vistos como líderes ou ditadores dentro de nossas empresas ?

O tema de liderança está muito difundido em todo o universo empresarial e colocando em por menores, liderança para mim sempre foi “a arte de influenciar pessoas”. Mas como alguns podem achar que “influenciar” seja uma maneira autoritária de impor sua opinião, vou substituir minha afirmação para: “liderança é a arte de inspirar pessoas”

Algumas pessoas são ditas líderes natos, porém as competências de um líder podem ser amadurecidas e trabalhadas durante nossa carreia. Durante os 15 anos em que pude ser liderado e liderar, fiz um pequeno resumo dos 3 principais passos que percebo como progressivos para aprimorar nossa liderença na gestão de pessoas:

1. Ser líder de si mesmo. Inspirar a si mesmo para conseguir atingir os seus objetivos é definitivamente o primeiro passo. Isto significa lidar com padrões de comportamento e pensamentos para conseguir deixar de lado as distrações e focar no que precisa ser realmente feito.

2. Liderar outros. A partir do momento que conseguimos identificar e trabalhar nossas próprias dificuldades para atingir objetivos, temos espaço e competência para agregar outros para nos ajudar na realização de tarefas específicas em benefício de um projeto. Através de delegação servidora conseguimos inspirar e dar suporte para outras pessoas.

3. Liderar outros líderes. Neste nível inspiramos e damos apoio para que outros líderes inspirem outras pessoas, com as quais muitas vezes nem temos contato. O líder de líderes passa adiante sua energia motivadora, permeando pela organização e impulsionando para que os objetivos sejam atingidos. Ele dá espaço e apoio para que outros líderes trabalhem suas competências e tomem suas próprias decisões, servindo de exemplo para todos na arte de liderar.

Vamos “materializar” esses conceitos para nossas empresas e rotinas diárias ? Em departamentos de TI ou Sistemas de Engenharia, o perfil jovem dos profissionais que atuam acaba facilitando muitas iniciativas próprias na realizações das tarefas e eles dificilmente aceitam ordens ou gostam de serem contrariados, por isso, a melhor forma de fazer a gestão de todos esses profissionais é promover o diálogo mútuo, a possibilidade de opinarem sobre as decisões (quando possível) e principalmente confiarmos no potencial técnico quando delegamos alguma tarefa (de preferência sem a constante verificação “do que estão fazendo”).

“Administrar sistemas é infinitamente mais fácil do que liderar pessoas”

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