Open/Close Menu Consultoria e Projetos Integrados
 

FALE CONOSCO:
+55 (11) 2506-1215

Membros do Grupo de Trabalho sobre BIM (Building Information Model ou Building Information Modeling), iniciativa do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), reuniram-se para tratar especificamente desse tipo de tecnologia que permite a construção virtual de edifícios em terceira dimensão, antes que sejam erguidos de fato.

Segundo o consultor Sérgio Leusin, um dos convidados para o encontro, grandes construtoras brasileiras já começam a implantar a tecnologia. “O que ocorre no Brasil é parecido com o que ocorre com a França, onde empresas pressionam o governo pela implementação do BIM.” Leusin apontou algumas recomendações, as quais julga necessárias para uma boa implantação da tecnologia. “No Brasil temos guias Pré-BIM que podem ser atualizados para considerar o BIM.”

Além disso, disse que é urgente uma regulamentação entre as partes vinculadas ao contrato referente a propriedade intelectual, direitos e deveres entre as partes, além de definir a função do gerente de informação BIM. Outro ponto destacado é a necessidade de formação de professores com conhecimento técnico nesta nova área.

Para Mohamed Kasem, que comparou as políticas para o BIM entre o Brasil e cinco integrantes da União Europeia (Finlândia, Noruega, Holanda, Reino Unido e França), a indústria de construção passa por mudança de paradigmas em vários países. Segundo Kasem, o Reino Unido está em estágio mais avançado na implantação do BIM, com bibliotecas digitais bem desenvolvidas. O único ponto no qual o Brasil apresenta bom desempenho é em infraestrutura em tecnologia da informação. “Reino Unido é, entre essas nações, a mais evoluída, e está à frente de Brasil e França em relação à implantação do BIM”, afirmou.

GT-BIM-FIESP-2014-01

O Diretor Executivo da CADBIM – Rodrigo Mioni, esteve nesse GT – Grupo de Trabalho BIM da FIESP  e avaliou a importância e temas abordados no GT: “Não somente as empresas nacionais de projetos, owners, como os próprios fabricantes de materiais precisam de maior introdução ao tema e compreensão da sua importância dentro do ecossistema de projeto, construção e montagem. Sem eventos como esse, a integração entre todos os envolvidos acaba tornando-se muito difícil”.

Link das Apresentações:

Apresentação Exército
Apresentação – ASBEA
Missão Estratégica BIM França
Apresentação Kassem
Apresentação – Sérgio Leusin

Fonte: FIESP

CategoryBIM, CADBIM, Notícias
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Copyright © 2016 cadBIM Consultoria e Projetos Integrados - Todos os direitos reservados | CNPJ 09.035.761/0001-53